Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada pode ser uma excelente opção para quem está começando com seu site, conheça-a a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema!

Com o aumento da tecnologia e do seu vasto uso no cotidiano das pessoas, as empresas precisam ter uma presença digital, caso não queiram perder clientes ou ficarem estagnadas.

Porém, ter presença digital pode exigir uma dedicação intensa de tempo e dinheiro. E nem todos possuem recursos disponíveis para tanto, esse é o seu caso?

Você já ouviu falar sobre hospedagem compartilhada? Essa pode ser de fato uma boa opção para quem está começando com seu site? Quais são os cuidados e as vantagens dessa opção?

Tire essa e outras dúvidas sobre o tema logo a seguir e se informe!

Por que ter um site?

Se você tem uma empresa, provavelmente já se perguntou quais são os benefícios de se ter um site, a resposta para tal indagação é que são vários, sendo que os principais são:

  1. Você pode ser encontrado com maior facilidade

Imagine que você sempre que tem uma dúvida ou procura por um serviço pesquisa na internet antes, não é mesmo?

Pois bem, praticamente todas as pessoas fazem isso.

Não necessariamente, visitar seu site significa que a pessoa irá comprar seu produto/ serviço, porém, você ficará conhecido por ela e pode vir a influencia-la na decisão de compra.

Lembrando que seu site deve ser otimizado para que seja encontrado com facilidade e deve ter conteúdos relevantes para seu público.

  1. Você ganha confiança do seu público

Ao visitar seu site e ver que ele é feito com dedicação e profissionalismo, seus clientes perceberam que seu trabalho é levado a sério e também que é bem feito, automaticamente você terá a confiança do seu público.

Importante ressaltar que as redes sociais também são importantes neste contexto, porém, o site transparece um maior profissionalismo.

  1. Você pode aumentar seus ganhos

Ter um site pode aumentar suas vendas, principalmente pelos motivos anteriores. Porém, as possibilidades são ainda maiores.

Se você vende produtos ou serviços, pode começar a cogitar abrir um e-commerce e iniciar vendas online.

Se seu negócio é de abrangência local, mas seu site contém conteúdos de qualidade, você pode monetiza-lo, que basicamente significa “vender” alguns espaços de sua página para propagandas.

  1. Você estabelece uma relação de interação com seu público

Com o aumento da concorrência, vender não é algo tão simples quanto era antes. Hoje, as pessoas pesquisam antes de comprar e são influenciadas pelo perfil da empresa.

Ao criar um site, você se comunica com seu público e a partir de então seus pontos em comum são evidenciados. Isso pode influenciar de forma direta no momento de decisão da compra.

Mas lembre-se de que o site deve interagir com os usuários.

Por que usar uma hospedagem?

Ao criar um site, você irá se deparar com um conceito básico e de grande relevância, que é a hospedagem.

Basicamente a hospedagem irá armazenar os arquivos e as informações que pertencem ao site e, sua escolha deve ser pautada nas necessidades iniciais e futuras do mesmo.

Imagine que todo e qualquer site ocupam um espaço na internet, a hospedagem armazena os dados e os disponibiliza todos os dias para os usuários.

Neste contexto, muitas pessoas se perguntam qual a necessidade de usar uma hospedagem, ou seja, de pagar por ela. Os motivos principais são:

  • Garantem a estabilidade do site (o site fica disponível o tempo todo, sem interrupções): quando você paga por uma hospedagem, a empresa contratada investe em infraestrutura e manutenção, o que garante que falhas sejam corrigidas a tempo, sem que haja grandes prejuízos;
  • Para que seu site fique seguro: qualquer site está sujeito a invasões e ataques de hackers, porém, quando você tem uma hospedagem o site fica mais preparado para combater a invasão a tempo, não prejudicando o seu site e não colocando seus visitantes em risco;
  • Para ter acesso a recursos adicionais: a hospedagem não inclui somente o espaço em disco e trafego, como também pode te oferecer recursos adicionais que otimizam seu trabalho e ampliam a sua repercussão, tais como: e-mail, backup e etc;
  • Para que o site cresça: após um tempo no ar, é muito provável que o seu site precise aumentar o espaço em disco/tráfego, com a hospedagem (dos planos pagos) você não se preocupará com isso e seu site poderá crescer de acordo com as suas demandas.

O que é hospedagem compartilhada

No que se refere à hospedagem, há um tipo muito comum e que poucas pessoas entendem, que é a hospedagem compartilhada.

Como o próprio nome sugere a hospedagem compartilhada é um plano de hospedagem em que diversas paginas compartilham um único servidor, não havendo um limite de número (pode ser duas, cem ou mais, a depender do plano da empresa).

Desta forma, na hospedagem compartilhada seu site divide espaço com outros sites. Mas isso não prejudica o seu desempenho, afinal, você e os outros usuários contratarão um espaço que atende as suas demandas.

Esse tipo de hospedagem é indicado para quem está iniciando um site e possuem poucos recursos financeiros disponíveis. Da mesma forma que é uma opção vantajosa para otimização e melhora do posicionamento.

Existe ainda, a hospedagem compartilhada que é paga e a que é gratuita, geralmente a paga possui inúmeros recursos adicionais, enquanto que a gratuita é bastante limitada.

Em resumo, imagine um condomínio, nele há diversos apartamentos, cada um dos usuários irá alugar um apartamento que atenda sua necessidade e que caibam seus pertences. O funcionamento da hospedagem compartilhada segue o mesmo princípio e utilizando essa associação fica mais fácil entende-la.

Benefícios de hospedagem compartilhada

Como principais benefícios, a hospedagem compartilhada possui:

  1. É o tipo de hospedagem mais barata

Muito provavelmente este é o maior benefício da hospedagem compartilhada, isso porque os planos desta categoria são bastante acessíveis. Pois, existe uma grande variedade de hospedagens deste tipo e boa parte destas oferece bons planos por preços relativamente pequenos.

Desta forma, a hospedagem compartilhada é indicada para sites pequenos ou médios e que dispõem de poucos recursos financeiros ou desejam economizar.

  1. É fácil de usar

Quando comparada a outros tipos de hospedagem, a hospedagem compartilhada é a mais fácil de ser utilizada, pois na maioria das vezes possui um painel bastante intuitivo. Esse fator permite que mesmo não possuindo conhecimento técnico seja possível gerenciar o seu site de forma satisfatória.

  1. Conta com suporte de qualidade

Geralmente as empresas de hospedagem oferecem o mesmo suporte para as hospedagens compartilhadas, não havendo a necessidade de serviços terceiros e garantindo que o seu site não perca com as instabilidades do sistema.

Prós e Contras

Se você ainda tem dúvidas sobre a hospedagem compartilhada, confira os prós e os contras expostos a seguir!

  • Prós da hospedagem compartilhada:
    • Preço baixo;
    • Suporte técnico similar aos outros tipos de hospedagem (na maioria dos casos);
    • Não requer conhecimento técnico para utilização.
  • Contras da hospedagem compartilhada:
    • O nível de segurança é menor que em outros tipos de hospedagem;
    • Recursos limitados;
    • Não dá a possibilidade de utilização de outro software, que não seja o da empresa.

Cuidados ao usar uma hospedagem compartilhada

Existe uma grande preocupação no momento de escolha do tipo da hospedagem, sendo que é muito comum encontrar informações errôneas sobre o tema, principalmente no que se refere à segurança.

Sem muitos esforços é possível encontrar informações de que se um site é hackeado na hospedagem compartilhada, todos os outros também serão. Tal informação é errônea na maioria dos casos, apesar de que isso pode acontecer.

Em resumo, se a intenção do hacker for hackear diversos sites de uma só vez ele provavelmente irá usar estratégias para conseguir isso, independente do tipo de hospedagem utilizada, porém, será mais fácil se for compartilhada.

Outro aspecto relevante é sobre a segurança de seus dados, afinal mesmo compartilhando a hospedagem com outros sites, você não quer que suas informações sejam indevidamente utilizadas.

Em ambas as situações, você deve ter um cuidado ao escolher a empresa que contratará os serviços de hospedagem compartilhada, escolhendo uma que possua boa reputação, ofereça suporte técnico de qualidade e que seja de confiança.

Afinal, a empresa contratada será responsável pela segurança do seu site e dos demais que compartilham a mesma hospedagem, assim como será ela a responsável também por recuperar os sites em casos de ataques.

Em resumo, o principal cuidado que se deve ter ao utilizar a hospedagem compartilhada é escolher uma empresa que atenda às suas demandas e que ofereça ao seu site segurança.

Conclusão

Contudo, a hospedagem compartilhada é indicada para:

  • Empresas que possuem uma estrutura pequena ou média;
  • Sites que esperam um volume de visitas compatível com o porte do empreendimento;
  • Para quem está começando com um site;
  • Para quem deseja ter mais de um site;
  • Para quem deseja economizar.

Por fim, ao escolher seu plano de hospedagem compartilhada, verifique os serviços incluídos no plano e se eles atendem à sua demanda. Com o passar do tempo e com o aumento do tráfego em seu site, considere mudar o plano para outro tipo de hospedagem que ofereça mais recursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>