Hospedagem PHP

Os sites estão presentes em nossas vidas a muito tempo. Com a popularização da internet na virada do século e com o surgimento dos smartphones nos últimos dez anos, a presença dessa ferramenta é cada vez mais presente em nossas vidas.

Toda empresa que quer aumentar seu faturamento, atualmente está marcando presença no meio digital. Através dos sites, é possível vender produtos para pessoas que não podem estar presentes no local físico.

Essa presença digital também é válida para empresas prestadoras de serviços, pois é possível atrair mais clientes dessa forma.

De acordo com a última pesquisa feita pelo Brazil Digital Future in Focus, da comScore em 2016, o aumento dos usuários de internet cresceu cerca de 11% se comparado à última pesquisa. Isso quer dizer que cerca de 116 milhões de pessoas estiveram conectadas à rede, com uma média de 29,7 horas por semana.

Mas você já parou pra pensar como um site fica disponível na internet ? Como conseguimos acessá-lo ? E como um site é feito ?

Foi pensando neste tipo de dúvida que desenvolvemos esse artigo. Aproveite !

O que é hospedagem

A hospedagem nada mais é que um aluguel que um site paga para empresas especializadas manterem seu endereço no ar.

Isso acontece porque os sites são um conjunto de arquivos, que são construídos com imagens, textos e vídeos, tudo através de um código, que chamamos de linguagem de programação.

Esse conjunto de arquivos precisa estar em arquivado em determinado locais para que seja disponibilizado na internet. Estes locais são conhecidos como servidores, que são poderosos computadores especialmente criados para esse tipo de serviço.

E as empresas que possuem esses servidores, cobram uma mensalidade para que o dono de um site possa usar um espaço para manter seu site no ar.

Esse espaço que será utilizado é definido pelo conteúdo e tamanho do site. Páginas com mais recursos e mais conteúdos, precisam de servidores mais rápidos e potentes, para que não haja lentidão no carregamento para o usuário.

Sites menores conseguem melhores preços para a hospedagem, visto que não consomem e requerem tantos recursos quanto os grandes sites.

Se você já possui um pouco de conhecimento sobre sites, já deve ter ouvido falar também em domínio. Embora o domínio seja o endereço para seu site, ele não armazena nenhuma informação dos arquivos do site como na hospedagem.

O domínio é unicamente exclusivo para que a página tenha um endereço único garantido na internet. É obrigatório o uso em conjunto de uma hospedagem correta.

O que é PHP

No tópico anterior, citamos linguagens de programação. O PHP (Personal Home Page) é uma das linguagens de programação mais usadas no mundo.

Uma linguagem de programação é o conjunto de códigos em específico que são interpretados pelos computadores, smartphones e todas as tecnologias de informação com o intuito de fazer uma aplicação funcionar.

Exemplos simples da utilização de linguagem de programação podem ser encontradas no dia a dia. A configuração do microondas, uma calculadora comercial, o timer da tv, tudo isso só é possível porque foi feito uma programação em alguma linguagem para que as “máquinas” entendam.

O PHP foi criado quando a internet começou a se popularizar fora do país, mais precisamente em 1994 e foi desenvolvido originalmente pelo dinamarquês Rasmus Lerdorf. Lerdof fez as primeiras versões do código PHP e posteriormente fez parte da equipe de desenvolvedores que aperfeiçoou a linguagem.

O PHP possuia muitas limitações quando foi desenvolvido. Em suas primeira versão, Lerdorf o desenvolveu apenas para manter sua página pessoal na web online, substituindo a linguagem de conjunto de scripts Perl.

Mas com a evolução da tecnologia na década de 90, o PHP também precisou ser adaptado para que fosse continuado. A primeira grande evolução veio quando a linguagem foi reescrita como script engine, que permitiu a interpretação de scripts em php juntamente com a geração de páginas em HTML.

Na sua terceira versão, o PHP já incorporou a orientação a objeto, o que abriu um gigantesco leque de possibilidades de uso, já que a orientação a objeto é capaz de analisar, projetar e programar aplicativos que possuem interação com diversas áreas dentro da própria aplicação.

Atualmente, o PHP está na versão 5, que suporta uma grande quantidade de servidores e protocolos de segurança, sendo suportado em quase todos os sistemas operacionais atuais.

O que pode ser desenvolvido com a linguagem PHP

O PHP é aceito como uma das linguagens mais importantes e utilizadas quando se trata de desenvolvimento web. Através de sua arquitetura, a linguagem garante mais rapidez e menos processamento para quem acessa sites desenvolvidos em PHP.

Isso porque, o processamento do site em PHP é feito no servidor onde o site está hospedado, ao contrário de linguagens concorrentes, como o Javascript.

O PHP também é muito utilizado no desenvolvimento de programas que precisam lidar com informações confidenciais de seu usuário. Por conta de sua estrutura e esquemas de segurança, as senhas que são digitadas em aplicativos assim não são expostas, garantindo a intransferibilidade e o vazamento de informações.

O PHP pode chegar a várias outras utilizações ainda, pois está constante crescimento em seu desenvolvimento. Os principais usos do PHP no mercado atual, além do desenvolvimento de sites são:

  • Criação de plugins para WordPress;
  • Desenvolvimento de interface gráfica do usuário (exige alto nível de conhecimento da linguagem).
  • Desenvolvimento de aplicações para Facebook;
  • Construção de plataformas e-commerce;
  • Desenvolvimento de comunidades online;
  • Criação de galerias de imagens;

O PHP possui suporte para os mais variados bancos de dados existentes no mercado, além de integração com protocolos de comunicação e compatibilidade com praticamente todos os sistemas mais utilizados no mercado.

Cuidados ao escolher uma hospedagem PHP

Antes de definir qual hospedagem PHP você irá utilizar, é importante notar alguns pontos. Qual o tipo do seu site e em qual plataforma ele foi criado são essenciais. Isso porque, dependendo das respostas é possível encontrar o servidor mais adequado, que irá satisfazer melhor as necessidades do site.

O PHP é uma linguagem amplamente aceita em quase todos os sistemas operacionais, então essa é uma preocupação a menos quando for escolher a hospedagem PHP.

Embora existam várias denominações para uma hospedagem como “hospedagem PHP”, “hospedagem magento” e “hospedagem WordPress”, o tipo de serviço costuma ter as mesmas características, então é recomendável que se atente aos valores, pois um plano com mais recursos e que não serão utilizados será oferecido.

As empresas mais consolidadas são as mais indicadas para a hospedagem PHP. Isso porque, elas possuem mais recursos e servidores melhores, o que contribui para que um site fique no ar e não sofra com quedas e lentidão.

O mais importante quesito para se escolher é o suporte quando necessário. Imagine que um site que não pode sair do ar, caia. Quando isso acontece, a agilidade e qualidade de atendimento do suporte irá fazer a diferença.

É com o suporte também, caso alguma situação mais grave ocorra, que o responsável pelo site irá recuperar o backup da página. Se uma empresa que não possua uma boa estrutura não tiver um backup, todo o site é perdido.

Benefícios de hospedagem PHP

Com tudo o que foi apresentado o PHP é uma das linguagens mais indicadas quando se trata de hospedagem de sites na internet.

A principal vantagem do PHP em relação à outras linguagens para a hospedagem é que os sites feitos nessa linguagem são executados diretamente no servidor e não na máquina do cliente.

Isso trás um grande ganho de velocidade no carregamento das páginas, pois muitas vezes a máquina do usuário não é tão potente, ao contrário dos servidores onde o site está hospedado.

Com essa execução diretamente no servidor, também é possível a utilização de diversas aplicações e plug-ins que não estariam disponíveis em máquinas menos robustas. Isso garante mais funcionalidades para o site.

Em questão de segurança, o PHP também é muito sólido. Ao utilizar seu recurso de funcionar diretamente no servidor e não na máquina do usuário, a estrutura dos bancos de dados do site não é exposta, ficando apenas localmente no servidor.

Conclusão

A hospedagem PHP de um site requer a conferência de vários pontos, como o tipo de site que será hospedado e a plataforma de criação do site. Outros pontos como o banco de dados que suporta o projeto também é importante.

Por ser uma linguagem versátil, o PHP consegue rodar diretamente nos servidores onde o site está hospedado. Isso garante maior velocidade e otimização de desempenho, além da utilização de recursos que não poderiam ser executados se fossem no computador do usuário.

Não deixe de conferir a segunda parte deste artigo, onde iremos trazer as melhores empresas de hospedagem no mercado brasileiro e internacional.

Você tem alguma dúvida sobre a hospedagem PHP de sites ? Deixe seu comentário logo abaixo que responderemos o mais breve possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>