Hospedagem WordPress

Ter um site de sucesso exige uma plataforma de hospedagem de qualidade, e esse artigo irá lhe ajudar a conhecer a plataforma WordPress e alavancar o seu negócio.

Que a internet hoje praticamente domina o mundo, todo mundo já sabe, mas por trás de um belo blog existe todo um cuidado, seja com layout, com conteúdo, com revisão de texto e também com a plataforma de hospedagem.

Quem já trabalha com blogs e sites, com certeza conhece um pouco sobre suas plataformas de hospedagem e com certeza um dos vários nomes que são muito citados é o WordPress. Mas não adianta só ouvir falar e não conhecer realmente todos os benefícios dessa plataforma.

O que é WordPress?

É uma das plataformas mais usadas no mundo, que oferece os recursos que são necessários para a criação e para o gerenciamento de um site, de um e-commerce ou de um blog. A sua popularidade é apenas uma consequência pela facilidade de instalação e do seu uso prático. Hoje encontra-se no patamar de líder de mercado e com concorrência direta com CMSs como o Joomla, Drupal e Magento.

Algo que chama a atenção na plataforma WordPress, são os seus temas que possibilitam edição, sendo assim, uma pessoa que possui o conhecimento específico na área de XHTML poderá recriar, alterar ou até mesmo criar um tema completamente novo.

Essa funcionalidade é muito relevante pois permite que o seu site ou seu blog fiquem (visualmente falando) exatamente do jeito que você o idealiza. Existem plataformas em que não é possível alterar quase nada nem recriar, os temas disponíveis são praticamente imutáveis e pode acabar criando um efeito de blog ou site “engessado”.

O WordPress também apresenta um sistema de temas e integração com plugins, que proporcionam mudanças ou até mesmo a possibilidade de adicionar recursos que sejam do seu interesse.

A hospedagem WordPress

O WordPress sempre se preocupa com a praticidade e rapidez para a criação do seu blog ou site, sem precisar possuir um conhecimento técnico específico, por isso a sua hospedagem além de ser muito recomendada é muito conhecida positivamente.

Pequenos e médios empreendedores, que desejam investir no mercado online e necessitam de um site que possua uma aparência profissional podem e devem investir no uso da hospedagem WordPress.

A hospedagem do WordPress é eficiente e se destaca em relação aos planos de hospedagem compartilhada (a que é mais comum), esta opção pode ser a mais comum, mas muitos empreendedores estão migrando para a hospedagem do wordpress devido a algumas facilidades.

Como exemplo de facilidades, temos o painel de controle administrativo que é muito mais simples e direto, podendo ser facilmente controlado pelo usuário, pois não possui interfaces com muitos caminhos e opções para realizar processos simples.

Também existe a facilidade do backup automático, tanto do site quanto do sistema, e isso proporciona uma segurança maior e diminui qualquer tentativa de tentarem rackear o sistema.

No entanto, uma das funcionalidades que mais atraem os donos de sites é um benefício conhecido como CDN (que é uma rede de distribuição de conteúdo). Essa aplicação proporciona mais agilidade no carregamento das páginas, o que é muito positivo para o ranqueamento do site nas ferramentas de busca.

Existem ainda mais vantagens como:

  • Segurança adicional com firewall.
  • Atualização automática da plataforma.
  • Agilidade e facilidade no gerenciamento de e-mails.
  • Análises automáticas em busca de spam e malwares.

 

Melhores serviços de Hospedagem WordPress

Agora, vamos fazer uma avaliação dos serviços de hospedagem compartilhada.

Wibhost

Clique aqui para acessar a Wibhost

Wibhost é um dos serviços de hospedagem compartilhada que apresenta um dos melhores custo benefício.

Você pode instalar o WordPress com poucos cliques, e ainda poder escolher algumas dezenas de temas premium exclusivos da plataforma, no momento da instalação.

O suporte é incrivelmente humano, e se adequam às as necessidades do negócio. Além disso, você também possui e-mail profissional em todos os planos, ou seja, você poderá utilizar contas de e-mail com seu domínio próprio.

As hospedagens de site custam a partir de R$ 14,90. Suporte em português e serviço 100% nacional. Indicamos fortemente.

Uol Host

Clique aqui para acessar UOL Host

UOL Host possui uma excelente plataforma de serviço.

A UOL Host conta com instalação completa do WordPress, e suporte técnico especialista.

Além disso, a UOL Host conta com um construtor de sites, computação na nuvem, e outros atrativos, além do seu suporte técnico, disponível 24 horas por dia.

Bravulink

Clique aqui para acessar a Bravulink

Bravulink é uma empresa com um excelente custo benefício. É uma alternativa ótima para micro e pequenas empresas, ou para negócios que possuem diversos domínios.

A hospedagem é incrivelmente barata. Além disso, eles possuem uma forma de teste, onde você pode experimentar o serviço por alguns dias antes de confirmar a compra. Para quem está com orçamento baixo, é uma excelente alternativa.

KingHost

Clique aqui para acessar Kinghost

KingHost é outra empresa de renome no mercado. Foi uma das pioneiras do mercado de hospedagem de sites, e conta com um painel administrativo realmente intuito. Além disso, a KingHost conta com uma equipe qualificada, e o suporte pode ser acionado em qualquer parte da área administrativa.

Você pode fazer a instalação do WordPress com poucos cliques, e ainda pode escolher a versão oficial do WordPress otimizada pela própria equipe de desenvolvimento.

Você também conta com um excelente suporte em português. Você pode também solicitar a criação de um redirecionamento para seu domínio caso você não tenha um site desenvolvido.

Dúvidas Frequentes

 

O que é domínio e hospedagem de um site?

Você já ouviu falar nos termos domínio ou hospedagem de um site? Bem, para quem deseja investir no mercado digital seja em seu blog ou em seu site você precisa ter esses dois termos bem definidos.

O domínio é o registro oficial de um nome, ele é utilizado para conectar o seu site à sua hospedagem, seja por uma sequência de caracteres ou por uma palavra específica facilitando o acesso ao seu blog ou site.

Já hospedagem funciona como um espaço no mundo virtual online que é reservado para o seu site na internet, isso possibilita que seu site esteja na rede ativo e que você possa armazenar informações necessárias nesse espaço.

Vale a pena pagar pela hospedagem WordPress?

Quando se trata de melhorar em seu próprio negócio, todo o custo que proporcione um destaque quanto aos seus concorrentes deve ser considerado como um investimento e não como um custo, essa ideia você precisa ter em mente para qualquer ramo, seja o digital ou o físico.

Como a hospedagem compartilhada é um modelo muito usado no mundo, mesmo sem ter tantas facilidades como a hospedagem WordPress, o seu custo é mais baixo quando analisamos esse investimento de maneira isolada. No entanto outros fatores devem ser levados em conta.

Se você não possuir um conhecimento mais aprofundado para utilizar um painel administrativo precisará contratar uma pessoa que trabalhe com esse tipo de suporte, o que leva a um serviço de mão de obra terceirizada que geralmente possui um custo mais alto.

Vale a pena investir na hospedagem WordPress pois sua relação custo x benefício é econômica e quando somada aos benefícios que são oferecidos, não há como negar como fará diferença o uso dessa plataforma para o seu negócio.

Quem já possui um site em WordPress pode usar a hospedagem?

Se você já possui um site na plataforma wordpress, não precisa se preocupar em criar outro e abandonar o que já vem usando. Para continuar usando o seu site ou blog, basta apenas realizar um processo simples de migração de hospedagem.

Quais os cuidados ao escolher uma hospedagem WordPress?

Na hora de escolher uma hospedagem WordPress é interessante observar alguns pontos, para que no futuro não haja dificuldades em relação ao serviço que foi contratado. Os principais pontos que você deve levar em consideração são:

Suporte técnico

É claro que não devemos contratar o serviço de hospedagem WordPress visando a ocorrência de problemas (a plataforma é muito eficiente nisso), mas estar ciente do suporte técnico de qualquer serviço que desejemos contratar é importante.

É necessário pesquisar se existem números de contato ativos e se os mesmos possuem atendimento 24 horas. Verifique também se há atendimento via e-mail ou chats. Uma ótima opção é pesquisar em sites de reclamações de clientes para ver se existem muitos registros sem respostas.

Pesquise sobre a empresa

Sabemos que a internet é algo maravilhoso, no entanto, existem pessoas de má índole e empresas fantasmas em todo lugar que habitam a internet. Nesse caso para evitar surpresas desagradáveis é importante conhecer e ter referências sobre a empresa que você irá contratar a hospedagem WordPress.

Fique atento se estão sendo feitas campanha com valores muito abaixo do mercado e funcionalidades extraordinárias, mas não tem nenhuma referência. Claro que empresas novas podem ser excelentes, mas nesse caso é importante ter esse receio.

Assim como uma empresa pode surgir do nada e ser muito boa em sua prestação e serviço, ela também pode sumir do nada e acabar deixando os clientes em um prejuízo financeiro e emocional. Em todo caso, mantenha sempre um backup pessoal dos seus arquivos, pois é melhor prevenir do que remediar.

Ter um servidor que rode PHP

Para que seu site possua rapidez, portabilidade que independa da plataforma e tipagem dinâmica o seu servidor precisa rodar em PHP (linguagem técnica que gera conteúdo no www).

Observe o que diz os termos do contrato

Parece bem chato ter que contratar um serviço e ler todas aquelas linhas antes de colocar a assinatura que ratifica que tudo que estava escrito foi lido e está de comum acordo. Muitas empresas não são claras com relações a alguns termos do seu contrato e por isso você deve sempre ler antes de assinar, e quando surgir alguma dúvida, esclarecer logo.

Uma ocorrência bastante comum em algumas empresas de hospedagem wordpress, é a cobrança para fazer o backup e/ou o restore, no entanto no contrato de prestação de serviços essa informação não fica clara para o cliente. Leia o contrato e se alguma informação lhe parecer dúbia, entre em contato com o suporte.

Desconfie e o preço for extremamente camarada

Não estou dizendo que você deve parar de pesquisar um bom valor, ou um desconto atrativo, mas as vezes o barato pode sair muito caro. Quando você começa a pesquisar observa que tem empresas com valores menores que R$ 2,00.

Uma empresa que cobra valores muito abaixo da média do mercado precisa de uma superlotação de clientes para se manter no mercado. E essa superlotação pode ser prejudicial para o seu blog ou site.

Armazenamento (storage)

Semelhante ao google drive e o dropbobx, o armazenamento storage é a central de compartilhamento de todas as informações, ele é recomendado quando se deseja compartilhar e a sua capacidade de armazenagem se adequa à sua necessidade.

A hospedagem wordpress com toda a certeza é um excelente investimento para que seus negócios comecem (ou continuem) a evoluir. O ideal é que você não perca mais tempo e já faça a hospedagem do site ou blog o mais rápido possível. Dê ao seu negócio a importância que ele merece para que ele lhe proporcione os resultados que você tanto almeja.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>