6 Formas De Conseguir Mais Clientes Com Marketing Digital

O marketing digital é a forma mais eficiente de atrair clientes para sua marca.

No conceito teórico, ele tem o objetivo de conseguir atrair novos negócios e desenvolver a sua identidade ou marca. Hoje vamos falar sobre como utilizá-lo para obter clientes e fideliza-los.

Acompanhe as principais técnicas e estratégias para aplicar em suas campanhas.

O Conceito de Omnichannel

Um princípio de venda milenar é: “o vendedor deve estar onde o cliente está.”

Este princípio dá origem ao termo “Omnichannel”, que é muito difundido no marketing digital.

Basicamente, para que uma marca esteja sempre na cabeça do seu público-alvo e seja sempre lembrada como uma possibilidade, ou até mesmo como uma referência, ela precisa estar em todos os lugares onde ela pode estar.

Atualmente fala-se em 3 âmbitos, 2 obrigatórios e um opcional: E-commerce, marketplace (obrigatórios) e loja física. Neste artigo vamos focar nos meios digitais para justificar o título, que aborda “marketing digital”.

Agora sim, então, fica mais claro o que é omnichannel: é estar presente com branding, logística e tudo mais que sua marca pode oferecer em diferentes plataformas e meios de compra.

Os marketplaces são locais de venda que podem oferecer tudo quanto é tipo de produto, então você pode adquirir clientes que nem sequer estavam pensando em seu nicho, mas que viram um anúncio de produto premium e acabaram em sua loja.
Também, você pode atrair aqueles clientes que ainda não tiveram contato com sua marca de forma alguma.

Já no e-commerce, você traz os clientes para o seu espaço, prova para eles que você é referência e os faz ficar com o seu nome na mente.

Aplicando o conceito de omnichannel, não há como você não ter a possibilidade de atingir todo e qualquer usuário que realiza compras pela internet.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de optimização para conteúdos online (sites, blogs, páginas web) com o objetivo de posicionar uma página no topo dos resultados de mecanismos de busca online gerando assim tráfego e autoridade para um site.

São várias etapas para criar a sua estratégia de SEO, você precisa definir os objetivos para a otimização do seu site, blog ou loja virtual.

Depois, você define qual o seu público alvo, a persona, tendo em consideração o funil de vendas. Feito isso, vem a parte técnica ou prática, onde você precisar usar as ferramentas de SEO como o Google Analytics e o Google Search Console. Ambas são gratuitas no Google.

Gostaria de ressaltar aqui que SEO têm resultados duradouros, pois uma vez que se obtém um site de bom ranqueamento, o público que será fidelizado é grande e seu site estará sempre aumentando o número de visitas por tráfego orgânico.
Caso você seja um pouco relapso e acabe perdendo sua dominância em SEO, ainda assim será muito mais fácil de você retomar pontos de ranqueamento e voltar a subir.

Anúncios Pagos

Se SEO é para longo prazo, anúncios pagos são justamente o contrário. Principalmente para o pequeno empresário, esta estratégia possui alto valor, pois é capaz de entregar retorno sobre o investimento a partir do momento em que o negócio estiver pronto para atender ao público.

Mesmo sem ser referência no mercado, se você investir em produtos premium nas plataformas em que sua marca é mais bem sucedida (YouTube, Redes Sociais, Site, etc.), você gerará um bom número de visitantes.
Escolhendo as palavras-chave corretas, ainda pagará pouco por eles.
Se ainda não cresceu nas redes, impulsione seus posts também e aumente seu número de seguidores.

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Não vamos focar muito nas diferenças conceituais destes dois. O que importa de verdade aqui é entender que na internet, conhecimento é a grande moeda de troca.

Se as pessoas aprendem com você, elas deixam o like, divulgam, recomendam, compartilham, e, o melhor, compram.

Por isso, investir em ensinar a sua audiência sobre o seu nicho através de um blog e um canal de YouTube, indicando um ao outro através de links, fará com que cada vez mais o seu site recebe tráfego qualificado e pessoas que apreciam quem você é e o que a sua marca faz por elas.

Inbound Marketing traz o senso de que a relevância é tudo, afinal, não adianta fazer vídeos e artigos longos sem objetividade ou sem conteúdo qualificado. Aquilo que você cria precisa:

  • Falar a língua do seu público
  • Ser claro e educativo
  • Ter um certo grau de escassez (não precisa ser único, mas não dá para ensinar o que todo mundo já sabe)E que jeito melhor de aumentar o alcance dos seus conteúdos do que criando uma newsletter!? Afinal, o e-mail está aí há mais de 20 anos e basicamente todo mundo possui um.

Uma newsletter é uma espécie de assinatura de conteúdo. O cliente concede a autorização para que você envie e-mails relacionados a:

  • O lançamento de cada conteúdo novo
  • Eventos e novidades da empresa
  • Ofertas e benefícios para clientes

Desta maneira, você pode começar a nutrir o seu público com e-mails pontuais e abertos que incentivem o leitor a conhecer e acompanhar o que sua marca faz diariamente.

Esta é uma das estratégias de marketing mais baratas e que mais gera resultados.

Marketing de Redes Sociais

Para fechar a lista das principais estratégias de marketing digital, trago as redes sociais.

Esta é provavelmente uma das técnicas que mais exige, mas ao mesmo tempo que possui a maior capacidade de fidelização.
Use as mídias sociais para intensificar seus esforços de marketing de conteúdo.

Atraia as pessoas para o perfil da sua marca, invista em questões como identidade visual e a abordagem do público-alvo, e então fidelizará um público que diariamente, religiosamente, irá visitar suas páginas querendo ouvir suas opiniões e dicas sobre o seu negócio.

Estas foram as 6 principais formas de conseguir mais clientes com o marketing digital. Agora é refletir sobre qual delas começar e colocar a mão na massa. A ordem do artigo é também a ordem que indico.

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