9 estratégias para aumentar as vendas de comércio eletrônico

Existem 1,92 bilhões de compradores digitais. Isso significa que cerca de um quarto da população mundial agora faz compras online. E, de acordo com o Statista, esse número aumentará constantemente nos próximos anos. Eles preveem que haverá 2,14 bilhões de compradores digitais já no próximo ano. 

Isso significa que há muitas oportunidades para as marcas de comércio eletrônico prosperarem. É só uma questão de:

  • Oferecer produtos e serviços que as pessoas adoram;
  • Executando uma campanha de marketing de sucesso; e 
  • Criando uma experiência incrível no local. 

E é a última parte na qual quero me concentrar aqui – melhorar a experiência no local. Obviamente, existem vantagens como tornar seu site de comércio eletrônico extremamente rápido, atender a usuários de dispositivos móveis, seguir as melhores práticas de navegação e assim por diante. 

Mas, para esta postagem, quero me concentrar em estratégias viáveis ​​- estratégias que são específicas e que cobrem todos os aspectos da experiência de e-commerce. Um bom exemplo onde você poderá ver estas estratégias aplicadas é o Sexy it, um ecommerce criado pela agência Webtrends. Então, vamos direto ao assunto. 

1. Fornecer frete grátis ou com desconto

Agora quero discutir a fase final do processo de compra digital – o checkout. Existem alguns motivos comuns pelos quais as pessoas abandonam seus carrinhos de compras.Mas, sem dúvida, o maior são os custos de envio. Na verdade, essa é a principal razão pela qual 63% dos compradores digitais abandonam seus carrinhos no último ano.

Oferecer frete grátis ou com desconto é uma maneira simples, mas eficaz de impulsionar suas conversões e aumentar as vendas de comércio eletrônico. E se você usar a promoção certa – como oferecer frete grátis assim que os clientes atingirem um determinado limite – você pode realmente aumentar suas vendas.

Por exemplo, uma empresa de vestuário e calçados às 18h oferece frete grátis para pedidos de R$50 ou mais. Eles também informam os compradores sobre isso, colocando a oferta acima da dobra . 

E para garantir que não haja mal-entendidos, você deve criar uma página onde os compradores possam encontrar respostas instantâneas para perguntas relacionadas ao frete. Como isso. Assim, eles se sentirão mais à vontade para concluir a compra e você terá menos reclamações de clientes. 

2. Adicionar uma barra de pesquisa

A primeira coisa que sinto que devo abordar é a navegação. Se um comprador não consegue encontrar o que procura, não pode comprar. É realmente simples assim.Portanto, você precisa fazer todo o possível para agilizar o processo de pesquisa de produtos para que os clientes possam encontrar o que desejam em um piscar de olhos. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é incorporar uma barra de pesquisa onde os visitantes podem digitar exatamente o que procuram. Isso é algo que a boutique de moda online feminina faz. Está posicionado em um local fácil de encontrar, o que sem dúvida economiza muito tempo dos clientes. 

Basta inserir seus critérios de pesquisa e você obterá resultados relevantes instantaneamente.  E aqui está a coisa incrível sobre a pesquisa de sites. Isso pode levar a altas conversões loucas. A pesquisa realmente descobriu que os usuários de pesquisa têm 7 a 10 vezes mais probabilidade de converter do que os visitantes regulares. 

Isso porque esse segmento sabe o que deseja e geralmente está fortemente motivado para fazer uma compra. Ao tornar a pesquisa ultra simples, você verá um aumento notável nas conversões. 

3. Mostre itens novos ou relevantes em sua página inicial

Os compradores sempre serão atraídos pelo que há de novo. Há algo infinitamente atraente em produtos novos ou da estação. E você pode usar essa tendência a seu favor, destacando as novidades ou itens sazonais relevantes. 

Estou escrevendo isso no início do inverno, então clicar no link me leva aos produtos mais novos que são perfeitos para temperaturas mais frias e realmente capturam a vibração do inverno. Essa é uma ótima maneira de despertar o interesse dos clientes e dar a você a chance de chamar a atenção para determinados produtos. Talvez aqueles com altas margens de lucro ou aqueles que você deseja mover com pressa. 

4. Crie um vídeo explicativo

Deixe-me começar dizendo que um vídeo explicativo nem sempre é necessário e não faz sentido para todas as marcas. Por exemplo, uma empresa de roupas provavelmente não precisa de um vídeo para explicar seus produtos. Mas, para muitas outras marcas, pode ser uma grande ajuda para educar os consumidores, o que é uma excelente forma de aumentar as vendas do comércio eletrônico. 

Um estudo descobriu que “ 73 por cento de todos os consumidores são mais propensos a comprar depois de assistir a vídeos explicando um produto ou serviço, e 96 por cento de todos os consumidores consideram os vídeos úteis ao tomar decisões de compra online.”

Se você vende itens que precisam de um pouco de explicação sobre como funcionam, suas características, benefícios, etc., esta é uma maneira eficaz de fazer isso. À primeira vista, não é necessariamente óbvio exatamente o que o produto faz.

Embora não seja necessário para todas as lojas de comércio eletrônico, é definitivamente um meio de conteúdo a ser considerado se algum de seus produtos requer esclarecimento. 

5. Use Prova Social 

Prova social é um termo criado pelo professor de marketing, negócios e psicologia de Stanford, Robert Cialdini, em 1984. “A prova social é baseada na ideia de influência social normativa, que afirma que as pessoas se conformaram para serem apreciadas, semelhantes ou aceitas pelo influenciador (ou sociedade)”, explica Conversion XL . 

É algo que pode ser aplicado a várias áreas de negócios e marketing, e o e-commerce não é exceção. Incorporar conteúdo onde outras pessoas validam sua marca é uma excelente maneira de aquecer leads e levá-los além do obstáculo de compra.

6. Resenhas de ofertas 

Os compradores modernos adoram avaliações, e as avaliações têm um impacto significativo em suas decisões de compra. Em um estudo, “ 90 por cento dos entrevistados que lembravam de ter lido comentários online afirmaram que comentários positivos online influenciaram as decisões de compra, enquanto 86% disseram que as decisões de compra foram influenciadas por comentários negativos online”.

Em outras palavras, os depoimentos de clientes são importantes – muito. E, supondo que a maior parte das avaliações seja positiva, isso deve motivar muitos compradores a prosseguir e concluir a compra. Mas há uma ressalva. Para realmente fazer essa estratégia funcionar, você precisa ter um número considerável de avaliações. 

7. Ofereça descontos irresistíveis 

Quem não gosta de um bom negócio? É um grande fator de motivação para os compradores e pode servir como um poderoso incentivo para comprar de você. O psicólogo de negócios, Dr. Dimitri Tsivrikos , passou um tempo examinando as variedades cerebrais de consumidores entusiasmados com uma barganha e explica que isso cria uma onda de dopamina quando eles sentem um maior nível de controle sobre uma transação. 

Portanto, oferecer descontos na sua loja de e-commerce é uma excelente forma de atrair os compradores, principalmente os novos, a mergulhar. É apenas uma questão de oferecer descontos aos quais as pessoas irão atender e colocá-los em um local de destaque.

Tomemos, por exemplo, o site da empresa de roupas e acessórios MSGM. Eles colocam o desconto na frente e no centro para que os visitantes vejam imediatamente assim que chegarem ao site. 

Ou você pode usar a marca de roupas esportivas funcionais, estratégia da 42 | 54 de oferecer desconto na assinatura de um boletim informativo. Eles apenas usam um pop-up simples para alertar os compradores sobre o desconto.

Independentemente da abordagem que você adote, esta é uma maneira simples de aumentar as vendas de e-commerce e manter seus clientes satisfeitos. 

8. Incluir crachás de segurança 

Outro grande obstáculo ao processo de checkout são as preocupações com a segurança. E é fácil perceber por quê. Mais de 6,2 milhões de registros de dados são perdidos ou roubados todos os dias. São 73 registros a cada segundo.

Isso criou uma inquietação coletiva sobre a bifurcação de informações de pagamento altamente confidenciais para marcas de comércio eletrônico, especialmente se essas empresas não forem potências conhecidas como a Amazon. 

Portanto, é absolutamente crítico que você suprima essas preocupações. Uma das melhores maneiras de fazer isso é incluir crachás de segurança para que os clientes saibam que seus dados estão em boas mãos. 

Em uma época em que o crime cibernético é a norma, lidar com questões de segurança como essa é vital. Para saber mais sobre o impacto dos crachás de segurança em conversões e vendas, bem como em quais as pessoas mais confiam, confira um post anterior que escrevemos sobre o assunto. 

9. Oferecer PayPal como opção de pagamento

Uma forma final de reduzir o abandono do carrinho e aumentar as conversões de e-commerce é simplesmente oferecer o PayPal como opção de pagamento. Esta plataforma de pagamento experimentou um crescimento significativo na última década e, no primeiro trimestre do ano passado, havia 277 milhões de usuários ativos do PayPal.

Portanto, só faz sentido que você queira oferecer o PayPal como opção de pagamento. E aqui está a coisa. Tem uma taxa de conversão de checkout muito mais alta do que outras plataformas.

Pesquisas descobriram até que “as transações do PayPal têm uma conversão de checkout 70% maior do que as transações que não são do PayPal”. A principal razão é porque as pessoas se sentem mais confortáveis ​​usando-o, pois não exige que forneçam as informações do cartão de crédito. 

Basicamente, atua como uma barreira de dados, algo que muitos compradores preocupados com a segurança preferem. Portanto, é inteligente oferecer isso aos seus clientes. 

Conclusão

O comércio eletrônico testemunhou um grande crescimento nos últimos anos e não mostra sinais de desaceleração tão cedo. Mas, para capitalizar o aumento das compras digitais, você precisa fornecer uma experiência amigável. 

Algumas coisas específicas para focar incluem a criação de uma navegação contínua, validando seus produtos, oferecendo o incentivo certo para comprar e melhorando o processo de pagamento. 

Concentrar-se nas nove estratégias acionáveis ​​listadas aqui deve ajudá-lo a superar obstáculos comuns e aumentar as vendas de comércio eletrônico, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de satisfação do cliente. Qual dessas estratégias mais motiva você a fazer uma compra?

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