Como criar um site para venda de carros

Se você tem uma concessionária, precisa entender como criar um site para venda de carros. Afinal de contas, as vendas digitais são, hoje, uma das formas dessas empresas conseguirem mais sucesso e registrarem um faturamento maior do que antes. Ter esse mecanismo digital é, hoje em dia, uma das melhores maneiras de driblar os desafios que a pandemia do novo coronavírus impôs, especialmente considerando que há uma demanda maior por automóveis no momento.

Segundo um relatório do Google, 1 em cada 5 consumidores comprariam um veículo pela Internet durante a pandemia do novo coronavírus caso tivessem essa opção. Ou seja: se a concessionária tivesse um site com venda online, 20% do público estaria disposto a comprar por ali durante essa crise atual. Isso ajudaria a diminuir o impacto da queda de vendas nesse momento.

Para isso, no entanto, é importante saber como criar um site para venda de carros. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como criar um site para venda de carros em 5 passos

1. Planeje a sua página

O primeiro passo de como criar um site para venda de carros é, claro, planejar a página por completo, desde o seu layout até funcionalidades que estarão disponíveis para os clientes.

Esse planejamento é importante pois cada tipo de automóvel ou de marca precisa de um estilo próprio. Por exemplo, suponha que sua concessionária seja especializada em carros Jeep. A marca é sofisticada e os modelos são de alto custo. Portanto, exige um padrão de layout diferente de um site para concessionária de carros Chevrolet ou Fiat.

Além disso, algumas concessionárias têm carros em várias cores e podem permitir ao consumidor escolher o tom que quer no veículo. Essa é uma função importante a ter.

Portanto, mapeie todo o processo de compras do consumidor e planeje um site capaz de suprir toda essa demanda.

2. Contrate uma hospedagem e compre um domínio

O segundo passo para criar o site da sua loja é contratar uma hospedagem e comprar um domínio. Afinal, esses são os dois elementos básicos para receber os visitantes e mostrar seu conteúdo para eles.

Por exemplo, imagine que a Internet é uma grande cidade e que o Google, as redes sociais e outras plataformas são ruas que levam as pessoas até o seu site. Nessa metáfora, o seu site é o design e a decoração da sua casa, enquanto a hospedagem é a estrutura do imóvel em si.

É importante ter uma hospedagem que seja boa o suficiente para acomodar todos os seus visitantes, assim como rápida o suficiente para enviar dados para todos sem aumentar muito o seu tempo médio de carregamento de página.

Além de garantir uma boa experiência para os seus clientes, a boa hospedagem ainda garante um melhor posicionamento no Google, já que o buscador considera fatores como o tempo médio de carregamento de página para ordenar os resultados de pesquisas.

3. Instale um sistema de e-commerce

Depois de ter a estrutura básica do seu site pronta (domínio, hospedagem e layout) é hora de adicionar alguma funcionalidade nele. Comece com um sistema de e-commerce para poder processar os pedidos e fechar as vendas.

Esse sistema precisa de uma interface para o consumidor fechar o negócio, outra para processar o pagamento e, por fim, uma para organizar os dados para você entregar o produto.

Existem empresas que têm produtos prontos com todos os recursos que você precisa. No entanto, é possível também montar um sistema por conta própria, caso você queira. Tudo dependerá do seu contexto e dos recursos disponíveis.

4. Tenha um showroom digital

Um ponto importante a ter no seu site para vender carros é um showroom digital. É essencial que ele seja ágil e permita ao consumidor ter acesso total aos carros, tirando todas as dúvidas e analisando cada detalhe do veículo.

Com isso, os consumidores poderão analisar melhor as opções e decidir qual carro querem comprar.

5. Invista em atendimento digital

Por fim, não esqueça de que o atendimento ainda é vital para fechar vendas no setor automotivo. Portanto, é essencial ter um canal de atendimento no seu site, seja como for.

Algumas concessionárias disponibilizam um caminho automático para o usuário entrar em contato via WhatsApp. Já outras permitem a opção de agendar uma videochamada para um vendedor processar a venda e tirar todas as dúvidas.

Pronto! Agora que você já sabe como criar um site para venda de carros, pode explorar melhor esse novo canal de conversão e de fechamento de vendas. É claro que só criar a página não é o suficiente para conseguir aumentar suas vendas e bater metas. Na verdade, esse é apenas o começo! Você também precisará de uma boa estratégia de marketing automotivo para conseguir leads o suficiente para vender.

E aí, gostou da ideia de ter um site para vender seus carros? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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