Como escolher um celular com câmera boa

A qualidade da câmera de um aparelho celular pode variar bastante, e os megapixels que ele disponibiliza, muitas vezes, não querem dizer que a câmera irá entregar uma imagem surpreendente

O avanço da tecnologia influenciou bastante nos aparelhos celulares, computadores e afins. Graças a isso, a cada dia que passa, mais celulares repletos de tecnologia de ponta estão sendo inseridos no mercado. Um belo exemplo de celular com custo-benefício, que chegou às terras brasileiras conquistando muitos usuários, foi o da Xiaomi, marca chinesa que traz em seus celulares performances excelentes e hardwares únicos, por um preço abaixo da média.

No entanto, quando a questão é câmera boa, será que existe algum celular que consegue atingir a mesma perfeição que o S21 ultra da Samsung? Isso é algo bastante difícil de saber, principalmente se o consumidor não tiver conhecimento sobre quais são os requisitos para a câmera ser considerada excelente nos dias atuais.

Dicas para encontrar um celular com câmera boa

Caso o consumidor não saiba quais são os requisitos para uma câmera de smartphone ser considerada boa, é importante que ele tenha em mente essas dicas que estão descritas a seguir.

A resolução da câmera conta

Muitos consumidores se baseiam apenas na quantidade de Megapixels que uma câmera oferece, quando, na verdade, eles precisam estar de olho em outra questão, no caso, a resolução da câmera.

Vamos supor que um celular comum oferece gravação em 1080P, 30 FPS e possui 60 Megapixels de câmera, enquanto outro oferece apenas 30 Megapixels, mas grava em UHD e 120 FPS.

Neste cenário, se alguém ousar dizer que o primeiro celular possui uma câmera melhor por conta da quantidade de megapixels que ele oferece, estará muito enganado, afinal, aquele que entrega maior FPS na gravação e também mais qualidade de imagem é que, na verdade, sai vitorioso nesta “batalha”.

O tamanho do sensor da câmera importa

Existem muitos celulares antigos que nas especificações dizem entregar a mesma qualidade de câmera que as atuais, porém ao analisarmos a fundo as duas câmeras, percebemos que as atuais, que possuem sensores maiores, se sobressaem no quesito qualidade.

O motivo para isso acontecer está na seguinte explicação: o sensor tem ligação direta com a quantidade de luz que irá penetrar as lentes, então entregando uma qualidade superior em suas fotos e gravações, quando comparados a lentes menores. Portanto, ao olhar para uma câmera e observar que seus sensores são pequenos, com certeza, essa é a hora de buscar outro aparelho.

A quantidade de câmeras não ditará se o celular possui realmente boas câmeras

Muitos modelos de celulares atuais oferecem três, quatro ou até mesmo cinco câmeras em seu design. No entanto, isso não quer dizer que o celular é o modelo “perfeito para tirar fotos”. Um belo exemplo que refuta essa ideia são os novos modelos de iPhone, que trazem apenas três câmeras grandes que conseguem atingir uma qualidade excepcional no quesito câmera.

Além dos iPhones, outras linhas de celulares como a Xiaomi também entregam excelência nas suas câmeras, trazendo modelos de celular atuais com apenas uma ou duas câmeras, que atingem uma qualidade “fora de série”.

Os recursos extras, como HDR, influenciam na qualidade da câmera

Além da quantidade de Megapixels, tamanho do sensor e resolução da câmera, os recursos extras que o celular tem a oferecer podem ser bastante agradáveis para os consumidores que amam tirar fotos de paisagens.

Seja o HDR ou luz noturna, quanto mais ampla a gama de ferramentas disponibilizadas no celular para melhorar a qualidade de imagem, melhor será a qualidade de câmera.

Ao observar todos esses detalhes que são necessários, o consumidor que está em busca de um celular com câmera excepcional poderá chegar próximo de atingir “a perfeição de imagem”. Mas claro, não são todos os dispositivos celulares atuais que entregam essas especificações, por isso, é importante estudar bem antes de adquirir um celular com “câmera boa”.

Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?