Como fazer marketing digital para odontologia (Marketing Digital)

A maior parte das pessoas consideram o marketing digital para odontologia como um investimento desnecessário, pois acreditam que os clientes irão procurar seu negócio aleatoriamente, sem qualquer informação a respeito dele. No entanto, como percebemos na atual conjuntura social, o marketing digital é o meio mais eficaz de ligar possíveis clientes ao seu consultório.

Nos tempos atuais, a sociedade está cada vez mais conectada aos celulares e as redes sociais, fazendo com que o marketing digital para dentistas se torne

uma ótima ferramenta de captação.

Com isso, as possibilidades de exploração desse meio são gigantescas e a seguir falaremos um pouco mais a respeito disso. Portanto, se você deseja aprender um pouco mais sobre o marketing digital para dentistas, continue a leitura desse artigo e descubra algumas excelentes dicas de captação desse público.

Aprenda como funcionam as mídias sociais

As redes sociais como Facebook e Instagram possuem atualmente mais de 200 milhões de usuários, além de quase 3 mil empresas que trabalham anunciando nesses meios. A grande sacada em meio a essa enorme quantidade de informações é buscar um diferencial, algo que o torne diferente da maioria dos anunciantes que publicam seus serviços nas redes. Esse diferencial na forma como você irá anunciar os seus serviços é o que fará com que mais pessoas se interessem por eles.

Geralmente algumas simples atitudes ou gestos trazem o cliente mais pra perto, como por exemplo um consultório aconchegante e com área para crianças, benefícios criados para clientes que frequentam o consultório a determinado tempo, etc. Esses pequenos detalhes são cruciais e acabam fazendo grande diferença na captação de novos clientes.

Portanto, foque em trazer novas experiências diferentes das praticadas em outros consultórios, a inovação é sempre vista com bons olhos pelo mercado. Atente-se a pequenos detalhes e perceba o quão mensurável serão os resultados obtidos.

Descubra a linguagem ideal

Cada uma das redes sociais disponíveis atualmente conta com perfis de gente bastante variado. Essa diferenciação das pessoas que acessam cada uma dessas redes é uma ótima abertura para construir uma relação comercial. Portanto, é necessário adaptar sua comunicação de forma que cada uma dessas pessoas de diferentes redes sociais entendam e se interessem pelos seus serviços.

Invista em um público específico

O marketing digital facilitou economicamente a vida dos anunciantes, uma vez que tornou desnecessários gastos com anúncios impressos, panfletos, etc. Aliás, trouxe um grande benefício com relação a esses anúncios: a possibilidade de segmentar as pessoas que irão vê-lo através dos anúncios do Google. Portanto, essa possibilidade deve ser aproveitada da maneira mais sábia possível, ou então o investimento será em vão. Por exemplo: não adianta exibir anúncios de consultórios dentários para crianças que têm como principal interesse jogos eletrônicos. Esse anúncio provavelmente passará em branco e o gasto terá sido desnecessário, daí a necessidade de escolher corretamente para quem exibir.

Aprenda a conquistar o cliente

As pessoas que estão buscando algo na internet, geralmente o fazem pelo primeiro site que costuma aparecer na pesquisa. Todas as buscas se resumem a 4 fases: aprender e descobrir mais a respeito de um problema> reconhecer que possui o problema; buscar soluções viáveis para resolvê-lo>decidir por obter o produto ou serviço que ajudará com o problema.

Dessa forma, o site do cliente precisa chamar a atenção dos clientes e figurar nos primeiros resultados da pesquisa do Google quando se busca soluções para o problema. Portanto, para que isso aconteça com seu site, é necessário realizar alguns investimentos para torná-lo mais popular e bem ranqueado.

Mantenha os sites e redes sociais atualizados

O marketing digital para dentistas por meio de sites ou redes sociais deve ser feito com muita regularidade e constância. Algumas vezes ao dia é necessário sempre produzir conteúdo para que suas mídias sociais estejam atualizadas.

No momento em que deixa de gerar conteúdo diário, irá passar para o cliente uma imagem de abandono e descaso com a empresa, o que fará com que ele crie uma imagem negativa da instituição, portanto, sempre manter as redes atualizadas é uma excelente dica.

Conheça seus concorrentes

Ao fazer um marketing digital para odontologia, é importante estudar seus concorrentes que estão fazendo campanhas nas redes sociais. Estude minuciosamente suas campanhas e busque um diferencial para se destacar em relação a elas, fazendo com que seus serviços se tornem mais atraentes que os anunciados por outros dentistas.

Use e abuse das redes sociais

Como já mencionamos anteriormente, essas redes possuem um grande poder de convencimento sobre as pessoas. Elas contam com centenas de milhares de usuários diariamente, fazendo com que as oportunidades de mostrar seu trabalho a essas pessoas sejam bastante interessantes. Vale lembrar que essa publicidade deve ser feita de maneira regulada, uma vez que o código de ética da odontologia proíbe algumas práticas que possam ser consideradas inadequadas.

Cadastre seu empreendimento no Google Meu Negócio

Essa ferramenta é uma espécie de catálogo, onde o consultório cadastrado ficará disponível para pesquisas, semelhante aos catálogos utilizados antigamente. Por lá será possível obter algumas informações como endereço, horário de funcionamento, sites, telefones para contato, etc. Além disso, por estar vinculado ao Google Maps, é possível que a pessoa utilize o GPS para chegar até seu consultório, tornando ainda mais atrativo seu empreendimento.

Foque em notícias e informações via e-mail

Uma forma bastante eficaz de manter relação com clientes ou atrair novos são os e-mails de publicidade, ou seja, esses e-mails geralmente possuem conteúdo informativo a respeito de saúde bucal, escovação, melhores escovas de dentes ou qualquer outro conteúdo que tenha relação com a odontologia.

Os e-mails são disparados para todos daquela lista, o que irá manter uma proximidade do dentista com o cliente. Já para aqueles que solicitam esses e-mail através do site, fará com que seja construída uma relação do dentista com ele, através desses e-mails que o manterá informado a respeito das novidades no mundo da odontologia.

Tudo isso irá melhorar a relação com os clientes e permitirá sua fidelização com mais facilidade. No entanto, para evitar o constrangimento de ter esses e-mails interpretados como Spams, é necessário que o dentista cheque se os clientes desejam recebê-los.

Em caso de resposta positiva, será possível progredir com o disparo desses e-mails. Isso irá gerar bastante engajamento e acessos ao site do dentista, fazendo com que se torne melhor ranqueado e assim construindo um círculo de obtenção de clientes.

E então, o que achou do nosso artigo? Restou alguma dúvida a respeito do marketing digital para odontologia? Se sim, deixe o questionamento nos comentários ou envie diretamente para nós através do nosso e-mail que retornaremos com respostas assim que possível.

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