Entenda como esse indicador permite ver como anda o ranqueamento do seu site
Quando falamos em busca orgânica, podemos pensar em uma estratégia voltada ao marketing de conteúdo. Ao traçar um plano pensado na persona na qual dirige o conteúdo, o projeto de SEO precisa estar direcionado para gerar valor e atrair o cliente ideal e, isso se dá pelo uso correto de backlinks, que é medido pelo Domain Rating.
O Domain Rating (DR) é uma medida da autoridade do domínio. É calculado pela Ahrefs e usado por muitos profissionais de SEO para acompanhar o crescimento do tráfego orgânico. O DR é baseado em um algoritmo que analisa as backlinks de um site para determinar a sua força.
Veja mais neste artigo sobre a definição de DR e sua utilidade para os profissionais de marketing.
O que é Domain Rating?
O Domain Rating (DR) é uma medida do Ahrefs que mostra o quão forte é um domínio em termos de SEO. Ele varia de 0 a 100, sendo que os sites mais bem ranqueados tendem a ter um DR mais alto.
Para calcular o DR de um site, o Ahrefs analisa as principais métricas de SEO, como o número e o PA dos backlinks, e leva em consideração fatores como a idade do domínio e a qualidade dos links. O resultado é uma pontuação que pode ser usada para comparar diferentes sites.
Embora o DR seja uma boa medida geral da força de um site, ele não é perfeito. Alguns sites podem ter um baixo DR, mesmo tendo um bom desempenho nos resultados de pesquisa. Isso pode acontecer porque eles são novos ou têm poucos backlinks de alta qualidade.
No entanto, em geral, um site com um alto DR tende a se sair bem nas pesquisas do Google. Por isso, se você está começando seu site hoje, é natural que seu DR esteja baixo. Use isso como incentivo para fazer um uso inteligente dos backlinks internos de seus textos e para que, tão logo seu site seja indexado e encontrado, seu conteúdo seja ranqueado nas primeiras páginas do Google.
Qual a importância de Domain Rating para o meu projeto de SEO?
A importância do DR para o seu projeto de SEO é que ele influencia diretamente o número de visitantes que o seu site irá receber. Afinal, sites com maior autoridade são mais bem ranqueados nos resultados de busca e, consequentemente, recebem mais cliques.
Um alto DR garante que seu conteúdo está sendo encontrado pelos usuários, logo, os objetivos e metas de conversões estão mais próximas de serem batidas. Mas devemos pensar que o DR não é um item isolado: há outros índices de desempenho que devem ser observados para garantir que o projeto de SEO do seu site está tendo bons resultados: como tempo do usuário no site, número de visitantes em determinados períodos, entre outros.
Para alcançar um bom DR, você precisa ter um conteúdo relevante e de qualidade, por essa razão, tome muito cuidado com os links quebrados e mantenha seus links atualizados para o bot do Google não confundir o blog com algum spam.
Como impulsionar o Domain Rating?
Existem diversas maneiras de aumentar o DR de um domínio. Para garantir melhores resultados em seu site, siga as seguintes dicas:
- Crie conteúdo de qualidade: isso inclui artigos bem escritos, infográficos e vídeos. O conteúdo precisa ser original e relevante para seu público-alvo;
- Tenha um bom design e usabilidade: os visitantes do seu site devem encontrar tudo facilmente;
- Faça parcerias com outros sites relevantes na sua área: isso irá aumentar o número de links para o seu site. Só tome cuidado para não fazer trocas de links com sites spammy;
- Utilize as redes sociais para promover seus conteúdos: assim você irá atrair mais tráfego dependendo da audiência e daquilo que ela procura.
- Pense na acessibilidade do seu site: garanta que seu público e suas particularidades se sintam confortáveis com vários formatos de conteúdo, seja vídeo, áudio, imagem ou texto.