Estratégias para Loja Virtual de Semijoias

Você gostaria de criar sua loja virtual de semijoias? Se sim, este artigo irá te ajudar a alcançar seus sonhos.

Quem já montou ou pretende montar uma loja virtual de semijoias deve ter em mente algumas coisas sobre esse nicho de mercado:

  1. É possível faturar alguns milhões de reais anualmente.
  2. A concorrência é enorme

Bruna Bozano, CEO da Joias Boz e consultora de e-commerces desde 2009 traz algumas dicas de como fazer com que o negócio de semijoias seja um sucesso:

Loja Virtual de Semijoias

Uma loja virtual bem sucedida precisa ser, antes de tudo, facilmente navegável e otimizada para dispositivos móveis.

É preciso ter descrições claras, localização, telefone para contato, atendimento rápido por e-mail, e-mails transacionais que informem o andamento do pedido, tenha uma navegação rápida e possua um checkout seguro e sem erros.

Fotografias

Quando um cliente entra em uma loja de semijoias, ele compra A FOTO do produto e não o produto em si, afinal, ele não está tendo contato com o produto para analisar sua qualidade. Está tendo contato, apenas, com a foto e com a descrição.

Fizemos um teste com um escapulario unissex com fundo branco na vitrine da loja e depois de um tempo, colocamos uma foto com um homem utilizando a joia.

Na descrição, alteramos de escapulário unissex para escapulario masculino. A mesma joia converteu 3 vezes mais e adivinhe quem foi o público que mais comprou?

Exatamente! O público masculino.

Qual o motivo disso acontecer se a joia é a mesma?

O cliente está tendo uma experiência de confiança. Ele precisa confiar que está comprando o que ele quer e só tem como saber disso através do que você diz a ele, já que ele não está experimentando ou testando os produtos.

É importante que as fotografias tentem atender às dúvidas dos clientes antes mesmo que elas se manifestem.

SEO

Ter uma estratégia de SEO é o que acaba diferenciando quem está no jogo de verdade.

A curto prazo, várias ferramentas podem ser utilizadas para realizar vendas, porém, todas elas ficam com uma margem considerável do faturamento do lojista.

Quando o assunto são semijoias, o mercado é ainda mais cruel… as vendas podem custar cerca de R$20 em anúncios por cliques e nem sempre a semijoia deixa essa margem na conta do lojista.

Para que a loja sobreviva, é preciso ter acessos orgânicos, que continuam acontecendo independentemente de investimentos diários.

Como o mercado de semijoias é muito competitivo e já existem grandes marcas inseridas nele, o ideal é trabalhar com cauda longa, ou seja, palavras chaves compostas. Ao invés de trabalhar o SEO de um termo como pulseiras femininas, é mais recomendado trabalhar com “pulseira feminina folheada a ouro com pingentes”.

O número de buscas de palavras de cauda longa é menor, mas é uma forma de ir garantindo alguns acessos até que a loja tenha autoridade o suficiente para trabalhar com palavras chaves mais concorridas.

Estoque

O mercado das semijoias é quase infinito.
Entre anéis, colares, correntes, escapulários, terços, gargantilhas, pulseiras, tornozeleiras e pingentes, há diversos tipos de metais, do aço ao ouro e modelos dos mais variados tipos… femininos, infantis, masculinos, básicos, de luxo, com pedras naturais, sem pedras, com pedras sintéticas…

Não importa o quanto você queira agradar a todos os públicos, não será possível ter todo tipo de produto na sua loja.

Procure seguir uma linha e investir nela.

Sua loja pode ser de prata, de aço ou folheados. Pode ser uma loja de joias religiosas ou de joias de luxo, pode ser uma loja de semijoias femininas ou masculinas…

Depois que você estiver bem posicionado, realizando vendas capazes de gerar algum resultado, pode ir expandindo as opções de semijoias e públicos para ganhar mais espaço no mercado, mas o ideal é começar aos poucos pois quanto mais estoque você tiver, mais dinheiro parado você terá.

Outra questão ligada ao estoque é o fato de que as tendências mudam o tempo todo e se você demorar muito para girar seu estoque pode encontrar dificuldades para vender os itens depois.

Atendimento

Um atendimento profissional e rápido pode ser um fator de decisão na hora da compra.

No mercado de semijoias é comum que os clientes perguntem muito, mesmo quando a descrição do produto está bem feita.

Perguntas como:

  • A semijoia escurece?
  • Quanto tempo tem de garantia?
  • Vem com embalagem de presente?
  • Tem algum desconto à vista?
  • Posso trocar se o anel não couber ou ficar largo?
  • Dá pra fazer uma peça personalizada?
  • Tem como enviar antes do prazo que está previsto?

São apenas algumas das que são realizadas diariamente.

Você pode criar uma página de perguntas frequentes e até colocar todas essas respostas na página do produto e ainda assim, terá que responde-las frequentemente pelo WhatsApp.

A menos que você não se importe de perder vendas, responda rapidamente e nunca permita que a conversa se encerre sem oferecer solução para o cliente.

Pós-vendas

Muito se fala em marketing e divulgação e certamente não há nada de errado com isso (muito pelo contrário), mas um fator que tem sido muito negligenciado é o pós vendas, que é um dos caminhos mais fáceis de gerar novas vendas no segmento de semijoias.

Uma embalagem bem feita, um recadinho, um brinde e um cupom podem fazer com que o cliente que acabou de receber sua compra, faça outro pedido.

Entrar em contato perguntando se o cliente ficou satisfeito com as semijoias que recebeu também pode render uma avaliação no Instagram, no Facebook, na própria loja ou no Google e isso pode fazer com que pessoas próximas do cliente realizem compras com você.

Conclusão

Ter uma loja de semijoias pode ser um excelente negócio e empregar muitas pessoas pois existem diversas funções a serem realizadas.

Não caia na ilusão de que será um negócio simples, mas tenha certeza de que é um investimento que pode trazer muito retorno se for feito com bastante dedicação.

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