A importância da velocidade no carregamento de sites

Longe vão os tempos em que a internet era uma experiência lenta, ao ritmo dos impulsos da ligação telefônica.

Atualmente, com a fibra e o 5G, os utilizadores procuram uma rede cada vez mais rápida e estável, tendo a velocidade se tornado num dos fatores mais importantes para uma boa experiência online do ponto de vista do utilizador.

Um site que seja lento a carregar tem menos chances de engajar o utilizador e, consequentemente de vender menos. Por isso, a velocidade passou a ser um fator determinante para o marketing digital e para o sucesso comercial dos sites de comércio eletrônico.

Obviamente que a qualidade do dispositivo do utilizador e a sua conexão são muito importantes, mas é igualmente fundamental utilizar sempre os mais rápidos serviços de alojamento dos sites.

Além disso, a velocidade é também um dos fatores mais importantes para o SEO. Estas iniciais são uma das principais estratégias do marketing digital na atualidade na potenciação dos sites e, consequentemente, dos negócios online. Por isso, está na altura de prestar atenção a esta característica no momento de lançar o website da sua empresa ou do seu serviço.

Afinal, o que é SEO?

No entanto, antes de continuar, importa fazer um aparte para explicar o SEO. Afinal de contas, o que significam estas três letras? SEO são as iniciais de Search Engine Optimization, o que traduzido livremente para português dá algo como Otimização dos Motores de Busca. Motores de busca são aqueles sistemas online que permitem pesquisar informação na net, como o Google ou Bing. E o SEO significa ajudar os sites a aparecerem nos lugares cimeiros destas pesquisas.

Ou seja, um site que apareça no topo dos resultados de determinada pesquisa têm muito mais chances de serem acessados por páginas que surjam mais abaixo. Basta pensarmos na nossa própria experiência: quantas vezes vai à segunda páginas de resultados quando faz uma procura no Google?

Ninguém sabe ao certo como funciona o algoritmo dos motores de busca, mas o marketing digital tem identificado vários fatores que influenciam o SEO.

A utilização de URL mais curtos, a utilização das keywords corretas e, claro, a velocidade de carregamento dos sites são tudo características que influenciam esta estratégia decisivamente.

Carregamento de páginas

Agora que já percebemos a importância de carregamento de um site para o sucesso comercial de um negócio digital, existem alguns números que podemos apontar para se perceber melhor do que estamos a falar.

Por exemplo, se o seu site abre em menos de 5 segundos, então fique a saber que é mais rápido do que aproximadamente 25 por cento de toda a internet. Se o seu site abre em menos de 3 segundos, então é mais rápido do que cerca de metade de toda a internet. E se o seu site abre em menos de 2 segundos, então é mais rápido do que 75 por cento de toda a internet.

O objetivo é ter um site que abra em menos de 1 segundo. Isso é muito difícil, tendo em conta que está dependente do seu servidor e da informação contida. No entanto, fique a saber que, se o conseguir, estará a ser mais rápido que cerca de 94 por cento de todos os sites presentes na web.

Os especialistas referem ainda que os sites de comércio eletrônico, como a Amazon ou a Wish, não devem demorar mais do que 2 segundos a carregar, correndo o risco de afastar os consumidores.

No entanto, para um motor de busca como o Google, os mesmos especialistas afirmam que a velocidade aceitação é de meio segundo. Parece pouco, mas esta margem minúscula é, na verdade, abismal.

Como solucionar?

Tal como em qualquer situação da vida real, o recomendado é sempre recorrer a ajuda especializada.

Por exemplo, da mesma forma que, quando está doente vai ao médico, ou que, quando tem o carro avariado vai ao mecânico, sempre que necessita de algo referente à internet deve ir a uma empresa de webdesign ou marketing digital. Afinal de contas, eles são os profissionais que estudaram e acumularam o conhecimento necessário para responder a essas necessidades da forma mais eficaz e eficiente.

Existem muitas empresas de webdesign e de marketing digital no mercado atualmente.

Uma das melhores formas de avaliar um serviço continua a ser o boca a boca e, por isso, procure aconselhar-se junto de amigos, familiares ou colegas que já tenham recorrido a esse serviço. Além disso, procure na internet comentários e avaliações de utilizadores sobre serviços que se situem na sua área, de forma a poder analisar e comparar aquelas que lhe parecerem melhores e mais adequadas ao que precisa.

Chat
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?